Juízes
   Magic: the Gathering
Guia de Referência para Candidatos a Certificação de Juiz da DCI

Por que você quer se tornar um juiz?

Antes de começar a investir tempo e energia no processo de se tornar um juiz, você deveria pensar sobre o porquê você quer se tornar um juiz. Se você simplesmente quer testar seus conhecimentos de regra, então pare de ler esse guia e ao invés disso leia sobre o Programa de Rules Advisor da DCI.

A DCI tem certas expectativas quanto aos seus juízes certificados, como um número mínimo de torneio por ano. Você pode encontrar esses requerimentos aqui e deveria considerar se poderá cumprir com esses requerimentos antes de prosseguir no caminho de se tornar um juiz. Além disso, você precisa ter pelo menos 14 anos de idade para se tornar um juiz certificado. Se você acha que possui integridade, profissionalismo, e tem motivação e habilidades necessárias para se tornar um juiz certificado, a DCI espera trabalhar com você e te certificar como um juiz da DCI.


Começando o Processo

Se tornar um juiz irá precisar de muita leitura e algumas idas aos torneios de sua área – acostume-se a isso! Mesmo após se tornar um juiz você terá que continuar a estudar e se manter atualizado das mudanças de regras.

Durante o processo de se tornar um juiz, você usará muito o Centro de Juízes (judge.wizards.com) nessa sua preparação. Algumas funções só estarão disponíveis apenas se a DCI tiver sua informações de contato disponível então tenha certeza de atualizar suas informações pessoais primeiro pelo webapp.wizards.com/dcimember/.

Para se tornar um juiz você deverá seguir as seguintes etapas:

  • Jogar nos torneios sancionados
    Participar dos torneios sancionados pela DCI te dará a possibilidade de ver os juízes em ação. Você poderá ver quais tipos de tarefas os juízes têm que realizar durante um torneio, e poderá observar como eles interagem com outros juízes, jogadores e organizadores. Participar dos torneios te dará uma idéia do mundo aonde esta entrando e será uma boa oportunidade de se apresentar aos juízes locais.

  • Regras, Políticas, Procedimentos
    Apitar significa se preocupar com regras de jogo, políticas e procedimentos de torneios igualmente complexas. Você precisará estudar muito as regras do jogo e de torneio para poder atuar bem como um juiz. Especificamente você deverá estudar a Regras Abrangentes de Magic, as Regras Universais de Torneios da DCI, a Regras Especificas para Torneios de Magic, o Guia de Penalidades e o Manual do Organizador de Torneio. Nós sugerimos que você leia essas regras e sublinhe as partes que você já conhece. Então estude de novo e de novo até você possa sublinhar todo o resto.

  • O Centro de Juiz oferece testes para praticar que simula a estrutura dos testes reais para certificação de um juiz. Estes testes para praticar podem ajudá-lo a identificar quais áreas das regras você já dominou e quais partes você ainda precisa estudar.

  • Sob supervisão de um juiz local
    Para poder se preparar para seu teste, você deverá conversar com os juízes locais que estão organizando os torneios em sua área. Pergunte a eles se você pode ajudá-los nos torneios. Eles podem ajudá-lo com dúvidas de regras, políticas e procedimentos, e enquanto você estiver ajudando-os em seus torneios você poderá aprender tudo isso muito melhor do que apenas lendo nos livros. Atuar como juiz é também participar de uma comunidade e trabalho de equipe, então você realmente precisará conhecer os juízes de sua área. Você pode encontrá-los e contatá-los usando o Centro de Juízes judge.wizards.com ou simplesmente visitando sua loja local.

  • Etapa Final: Certificação
    Quando você se sentir bem preparado e pronto para fazer o teste de juiz você terá que encontrar um juiz próximo a você que seja capaz de certificá-lo. Qualquer Juiz de Área (Nível 2) ou maior pode aplicar o teste para você. Se o juiz com quem tem trabalhado não for um Juiz de Área, ele ou o organizador local poderão te indicar como encontrar um ou você pode usar então o Centro de Juízes para procurá-lo. Pergunte ao juiz com quem tem trabalhado para que escreva uma recomendação e contate o juiz que irá aplicar o teste para você. É ai então que o teste real começa.

    • Acerte com o juiz que irá te certificar para que ele te observe durante dois ou mais torneios (talvez menos com uma boa recomendação de um juiz com quem já tenha trabalhado até então)

    • Durante a entrevista, o juiz que estará aplicando o teste irá conversar sobre regras e políticas assim como suas motivações e experiências de juiz até então. Se você seguiu corretamente as etapas colocadas acima você será capaz de responder a todas as perguntas sem problemas. A estrutura exata da entrevista varia para cada juiz então não se surpreenda se a entrevista tomar um rumo diferente da qual você tinha ouvido falar de outros juízes.

    • Você terá que passar também por um teste escrito de múltiplas escolhas antes ou depois da entrevista. A estrutura desse teste é idêntica aos testes para praticar do Centro de Juízes, mas será muito mais extenso e difícil. No entanto, se você praticou em algum deles, você já estará familiarizado com o modo que as perguntas e respostas são colocadas no teste. Você terá que responder corretamente uma porcentagem do teste para passar na sua certificação. Após fazer o teste você e seu avaliador poderão repassar os resultados e discutir sobre as perguntas que tiver respondido incorretament


É importante que você assegure que a DCI tenha sua informação de contato atualizada, especialmente seu e-mail. Você pode atualizar essas informações on-line em clicando aqui. Se você não puder acessar a página por que esqueceu sua senha ou nunca teve uma use então o link acesse aqui.

Baseando-se em suas observações, na entrevista e em seu teste escrito o avaliador irá finalmente formular um recomendação para DCI te certificar ou não. A DCI, salvo alguma circunstancia excepcional, normalmente aceita essa recomendação. Em até duas semanas após ter passado no teste você deverá receber por e-mail o aviso de sua avaliação. Você será automaticamente adicionado a lista de e-mails de Juízes da DCI. Além disso, irá aparecer no Centro de Juízes na parte de “Candidatos Recentemente Aprovados”.

Se você não receber essa notificação, acesse o Centro de Juízes e veja se sua entrevista já foi enviada. Se não foi, entre em contato com seu avaliador usando a aba Pessoas. Se seu teste já foi enviado, mas mesmo assim você ainda não recebeu a notificação, atualize suas informações de contato e então procure a DCI pelo wizards.custhelp.com. Por favor, não se esqueça de colocar seu nome completo, DCI o nome do juiz que aplicou o teste e se for o caso em qual evento você o fez.

Nós esperamos que este guia consiga responder suas perguntas sobre como se tornar um juiz certificado e nós estaremos felizes de vê-lo se juntar as nossas fileiras!

-Voltar-
 

Wizards of the Coast
MAGIC: THE GATHERING, personagens, nomes e imagens relacionadas e o símbolo MAGIC, logo e imagens relacionadas são marcas registradas de Wizards of the Coast. Wizards of the Coast é uma marca registrada de Wizards of the Coast, Inc., uma subsidiaria de Hasbro, Inc. ©2007 Wizards
Hasbro